Quem aqui já ouviu falar da Björk? Pois bem, pra quem nunca ouviu (que deve ser a maioria dos meus leitores) Björk é uma atriz e cantora Islandesa, muito popular na Europa e razoavelmente popular por aqui. Iniciou sua carreira em 1977, com apenas 12 anos, e desde então é reconhecida mundialmente como uma das mais excêntricas e até mesmo melhores cantoras do mundo, dona de inúmeros hits, e autora de alguns dos mais aclamados álbuns da música alternativa, tais quais Homogenic, Medulla e Vespertine. Sem dúvidas, uma cantora que faz a diferença na cena musical mundial, já tendo ganho inclusive o Prêmio Nobel da Música.
Agora, depois de quatro anos, Björk está prestes á lançar o novo álbum, Biophillia, que vem embalado pelo primeiro single, "Crystalline", que eu tive o prazer de escutar ontem, apesar deste já ter sido lançado há algum tempinho. E deixem que eu lhes diga, quereeeeedos, que ao ouvir não essa, mas qualquer canção da Björk, você irá experimentar diferentes sensações: Primeiro, vai achá-la ridícula; Depois, ficará, no mínimo, encucado com o que acabara de ouvir; Depois, vai achar que está louco por estar ouvindo uma música como essa; Depois, vai achar que a voz dela é bonita, e as músicas até que são "escutáveis"; E, por fim, vão perceber que estão diante de uma verdadeira obra de arte! Sim, hoje em dia, as músicas de Björk são, para mim, as que mais se aproximam de uma obra de arte. Não que ela seja minha cantora favorita, mas é inegável dizer que nenhum outro ser humano consegue misturar tantos sons e ritmos ecléticos em uma só canção e
fazer dela um hit. Escutem a própria Crystalline, seu mais novo trabalho, e saberão do que eu falo. Mas não escutem uma ou duas vezes, pois acharão que eu sou doido por gostar de algo assim; A música deve ser ouvida muitas vezes, com atenção nos mínimos detalhes, desde a inclusão de dezenas de instrumentos até as técnicas vocais da Diva, que parece se esparramar no chão enquanto canta. Até a letra de Crystalline, aliás, de quase todas as músicas da Björk são estranhas! Mas vale a pena ouví-las. Com certeza, você nunca as esquecerá!
E não se esqueçam de conferir os videoclips, quereeeedos, que mais se parecem com pequenos filmes, geralmente passando uma linda mensagem, como em All is Full of Love, que mostra com perfeição dois robôs se apaixonando. Ou então o vídeo de Human Behaviour, que mostra tudo de uma forma.... Animal!
E falando da "celebridade" Björk, não se assustem: Ela é assim mesmo, como está nos vídeos. Pelo menos dez vezes mais bizarra e excêntrica que a Lady Gaga, construiu uma imagem instantaneamente reconhecida, apesar de sempre imprevisível. Atualmente, anda por aí com o perucão laranja, que pode ser visto na capa de "Crystalline". Mas sua marca registrada, e um dos mais antológicos figurinos já usados por uma mulher é o famoso vestido de cisne usado no Oscar em 2001, que foi recentemente considerado o pior traje já apresentado no evento em todos os tempos, apesar de ser também um dos mais memoráveis deste.
Crystalline para vocês, quereeeeeeedos... Reparem na criatividade do vídeo!
É isso aí: Escutem Björk, odeiem, depois amem... E depois vão a merda! Amo vocês!
Nenhum comentário:
Postar um comentário