Pesquisar este blog

domingo, 22 de maio de 2011

A maldição do número 4

Quereeeedos, vocês já repararam quantos cantores, cantoras e bandas pop tiveram azar ao lançar o seu quarto álbum? Comecei a pensar nisso após escrever o artigo anterior, da Beyoncé. E então, fiquei impressionado com a minha própria descoberta! Vejam só:

Christina Aguilera:
A diva pop e dona de uma das maiores vozes do mundo havia encantado o mundo em 2006 com "Back to Basics", seu terceiro álbum de estúdio. Ficou afastada do cenário musical por um bom tempo e, em 2010, lançou "Bionic", seu aguardado quarto disco de inéditas.
E os resultados do álbum foram surpreendentes: A posição mais baixa de Aguilera na Billboard Top 200 (#3), vendas vexatórias, nenhum hit... Definitivamente, um fracasso!

E o pior foi que eu ameeeei o álbum! Até já havia comentado sobre isso aqui no meu blog. É maravilhoso, super atual, não entendo como tornou-se num fracasso tão grande... Mas Xtina é Xtina!



Alicia Keys:

Mesmo longe de ser um fracasso, "The Element of Freedom", quarto disco de estúdio da Alicia Keys, foi o único que não alcançou o topo da Billboard.

Além disso, nenhuma canção do CD foi muito executada nas rádios, o que fez com que o álbum passasse um pouco despercebido e Alicia fosse meio esquecida pela mídia.

Mas eu deixo bem claro: O CD não foi um fracasso. Só não alcançou a mesma popularidade de seus discos anteriores (nem o número de vendas)!

Agora, o que não falta no álbum é qualidade!


Toni Braxton:

A estrela do R&B havia vendia mais álbuns do que chopp em forró, até lançar o quarto disco de sua carreira, "More than a woman" que a levou a ruína.

Vale lembrar que ela havia conquistado o mundo com seu terceiro cd, "Secrets", que trouxe ao mundo uma das mais famosas canções da história: "Un-break My heart".

Após "More Than a woman", Braxton nunca mais recuperou sua carreira por inteiro. E chegou a decretar falência pela segunda vez, em 2010.

"Pulse" é seu último trabalho, e eu gostei muito.


Michael Jackson:

Calma! "Dangerous", quarto álbum de estúdio do Michael Jackson, não foi um fracasso. Longe disso: Foi o álbum mais vendido da década de 90 por um cantor.

O caso é que foi após "Dangerous" que a carreira de Michael arruinou-se, devido á diversos problemas pessoais e profissionais. Depois desse álbum, Michael Jackson demorou 10 anos para lançar seu sucessor, que acabou se tornando um grande fracasso!

PS.: Considerei a discografia de MJ á partir de "Off the Wall", como a maioria das pessoas fazem.


Ciara:

A princesa do Hip Hop já havia flopado com seu terceiro disco, "Fantasy Ride", de 2009. Portanto, não foi nenhuma surpresa o fato de seu quarto álbum de estúdio, "Basic Instinct"- lançado em janeiro desse ano- tenha se tornado um fracasso.

"Basic Instinct" pode ser considerado um dos maiores fracassos do ano até agora, pois além de não emplacar nenhum hit, chegou apenas ao top70 da Billboard, uma vergonha para quem já frequentara o topo.

E o curioso é que esse é mais um álbum fracassado que eu adorei. "Gimmie Dat" é show de bola!


Britney Spears:

"In the Zone", quarto disco da Brit, que foi lançado em 2003, não foi um fracasso.

Incluí-lo em minha lista pois foi a partir desse álbum que a carreira da Britney saiu de controle, tendo ela um surto no começo de 2007.

"In the Zone" também não causou o mesmo fudevu dos álbuns anteriores dela, e não emplacou nenhum single no top5 da Billboard, façanha que ela sempre realizava.

Só em 2009 Britney conseguiu retomar 100% sua carreira, com "Circus", grande sucesso comercial.


Shania Twain:

UP!, quarto álbum de estúdio da Shania Twain, de 2002, se transformou em um grande sucesso de vendas!

Porém, depois dele, Shania sumiu de cena, estando desaparecida até os dias de hoje (desaparecida é força de expressão né gente).

Após esse cd, Shania lançou uma compilação de seus maiores sucessos, "Greatest Hits", em 2004. A coletânea trouxe uma das mais famosas canções da diva country aqui no Brasil, "Don't".

Shania, Shania, onde andarás????


Kylie Minogue:

Nem minha segunda cantora preferida escapa: Kylie havia conquistado a Austrália e Europa com seus três primeiros álbuns, porém, foi a partir de "Let's Get to it", seu quarto disco, lançado em 1991, que sua carreira desandou. 

Não foi um fracasso total, porém passou completamente despercebido e serviu de pivô para o fracasso dos futuros álbuns de estúdio da diva. Só em 2001, com o lançamento do álbum "Light Years", que ela conseguiu dar um basta nas decrescentes vendas de seus álbuns. E ano passado ela presenteou seus fãs com o melhor álbum pop da história, "Aphrodite".

Natalie Imbruglia:

Depois de lançar três bem sucedidos álbuns ("Left of the Middle", "White Lilies Island" e Counting Down the Days"), Natalie Imbruglia não repetiu o mesmo sucesso com seu quarto CD, "Come to Life", de 2009.

Foi o seu único disco que não gerou nenhum hit, o que provocou seu fracasso comercial até mesmo na Inglaterra, país em que ela parecia imbatível.



Jennifer Lopez:

Ela parecia uma fábrica de hits. Seus álbuns anteriores vendiam como água. Porém, seu quarto disco, "Rebirth", lançado em 2005, fez a carreira de J.Lo desmoronar.

Apesar de produzir um hit, "Get Right", as vendas do álbum foram deploráveis. Dois anos depois, ela tentou retomar a carreira com "Brave", seu quinto disco. Foi um fracasso dez vezes maior do que "Rebirth". Ou seja: "Rebirth" jogou a carreira musical da J.Lo na lama. 

Para a alegria dos fãs, ela está de volta com o mega-hit "On the Floor", além do álbum "love?".


Beyoncé:

Depois de conquistar o mundo com "I Am... Sasha Fierce", seu terceiro álbum de estúdio, Beyoncé lançou no mês passado o primeiro single de seu quarto álbum de estúdio: "Who run the world (girls)".

E, adivinhem: A música foi um fracasso, flop total! Não chegou nem ao top 20 da Billboard!

E sabem o que é mais bizarro? Beyoncé confirmou qual será o nome de seu quarto álbum de estúdio: 4!

Tenho uma leve desconfiança de que vem mais fracasso por aí... Alguém concorda?


Rihanna:

Riri paralisou o mundo com seu terceiro cd, "Good girl gone bad", devido em parte ao single "Umbrella", uma das canções de maior sucesso dos anos 2000.
Eis então que em 2009 ela lança o bendito cujo quarto álbum da carreira, e - para a surpresa de todos- não repetiu o sucesso do anterior. 

"Rated R", como foi intitulado, vendeu menos da metade do que seu antecessor, apesar de emplacar alguns hits ("Rude Boy", "Hardt" e "Russian Roulette").

Mas o importante é que Rihanna já retornou ao topo das paradas, onde é seu devido lugar!


Ne-Yo:

O super talentoso cantor americano viu seus três primeiros álbuns dominarem as paradas mundiais, além de gerarem singles que caíram no gosto do público. E então, ano passado ele lançou "Libra Scale", seu quarto CD. 

Passou completamente despercebido e foi um fracasso em vendas. Nenhuma canção teve muito destaque nas rádios, e até o próprio Ne-Yo já admitiu o fracasso: "Eu não prestei muita atenção a certos elementos. Perdi o foco, as músicas não ficaram tão boas quanto nos outros álbuns."

Ele logo deve voltar, afinal, talento ele tem.


The Black Eyed Peas:

O quarteto forma uma das bandas mais ouvidas e conhecidas do planeta, porém seu quarto álbum, "The Beginning", não repetiu o sucesso dos três anteriores. 

"The Time", principal single do CD, se transformou em um mega-hit, mas isso não foi o suficiente para alavancar as vendas do álbum, que chegou somente a posição #6, da Billboard. 

Além disso, os críticos (incluindo eu) denominaram esse álbum como "mais do mesmo", ou seja, é praticamente igual ao anterior. Tá certo que em time que tá ganhando não se mexe, mas é bom inovar as vezes.

Avril Lavigne:

Sou um pouco suspeito a falar, pois não gosto dela. Mas vamos lá: Avril sempre optou por diferentes estilos musicais e fashion a cada lançamento de um novo álbum, e sempre foi bem aceita. Porém, em "Goodbye Lullaby", seu quarto CD,  ela está mais madura e suas canções refletem isso, o que parece não ter agradado ao seu público alvo, os adolescentes.

"What the Hell" foi a principal canção de trabalho, e não foi nenhum sucesso monstruoso. 

Detalhe: Esse é o meu álbum preferido da Avril!



Cyndi Lauper:

Com três álbuns no currículo, ela se tornou um dos maiores fenômenos dos anos 80. Um verdadeiro ícone pop; Na época, a única rival a altura da Madonna.

E então, em 1993, é lançado o quarto disco da loira, "Hat Full of Stars", o qual destruiu sua carreira. 

Com um visual oposto ao de seus três álbuns anteriores, Cyndi Lauper não conseguiu emplacar seu quarto CD, e o pior de tudo é que ainda hoje (18 anos depois) ela ainda não deu a volta por cima!

É óbvio que Cyndi permanece como diva pop e ícone gay, mas isso tudo se deve aos seus três primeiros CD's, porque do quarto em diante a carreira de Cyndi é completamente dispensável!









É ou não é uma coincidência incrível, quereeedos? E esses são só os artistas que eu conheço. E vocês, conhecem mais alguém que flopou com o quarto CD? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário