Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Após o álbum de estréia...

Há um grande número de super estrelas da música Pop que conquistam o mundo com o disco de estréia, e depois disso nunca mais conseguem repetir o feito. 

Parece uma fórmula mágica: "Como aquele cara fez um disco tão bom e agora não consegue mais cantar nada que preste?". A verdade é que a maioria dos artistas são fabricados, e seu sucesso depende de quanto a sua gravadora investi em si. Por exemplo, Lady Gaga: Vocês acham que ela alcançou todo esse sucesso apenas por ter músicas boas e se vestir estranhamente? Não, monsters, vocês vão me desculpar, mas Gaga é o resultado de uma grande jogada de marketing, que vai muito além do talento que indiscutivelmente ela tem de cantar. Mas isso foi só para citar um exemplo. Agora, vamos a minha listinha (aliás, eu adoro criar listas, já perceberam, quereeeeedos?):



BRITNEY SPEARS

A Princesa do Pop continua arrasando, mas é inegável dizer que ela nunca conseguiu repetir o sucesso do álbum de estréia, "...Baby one more time". 

Graças ao sucesso impressionante do single de estreía do álbum, a faixa-título, o cd se tornou o mais vendido álbum de estréia de uma artista solo, sendo o maior sucesso de toda a carreira de Britney.

Depois disso, ela foi vendendo cada vez menos (lógico, a pirataria foi crescendo cada vez, e mesmo sendo menos que o debut, sempre foram números muito bons). 

Recentemente, ela lançou "Femme Fatale", o sétimo disco da carreira, que estreou em primeiro lugar de vendas nos EUA, e impulsionou a cantora a preparar uma nova turnê, a "Femme Fatale Tour", que deve estrear dia 16 de Junho em Sacramento, EUA.


ASHANTI

Ashanti lançou seu primeiro álbum em 2002, intitulado com o seu nome. O disco não só teve vendas estratosféricas como também tornou-a a cantora mais ouvida de 2002!

Após isso, o fogo foi ficando cada vez menos, e hoje em dia ninguém mais escuta falar nela. Em 2008, lançou o quarto disco da carreira, "The Declaration", que passou um tanto quanto despercebido, estreando na posição de número #6 nos EUA, pouco satisfatório para quem dominara o topo há alguns anos atrás!

Quem não se lembra de ouvir "What's luv?" tocando de manhã á noite nas rádios? Bem, eu lembro. Agora, quem de vocês já escutou a faixa-título "The Declaration", single carro-chefe do mais recente álbum de estúdio da morena. 

CHRISTINA AGUILERA



A rival mais talentosa da Brit lançou o debut em 1999, "Christina Aguilera".

O álbum tornou-a a única cantora pop comparável ao fenômeno Britney Spears, devido a sucessos como "Gennie in a bottle", "What a girl wants" e "I turn to you". 

Depois do sucesso do álbum, seu mais vendido até hoje, ela se reinventou a cada lançamento musical, tendo sido a garota "sensual e suja" com "Stripped", a Diva Soul com "Back to Basics" e a reprovável volta ao estilo vagabunda com "Bionic". 

Apesar de manter a popularidade, Xtina nunca vendeu tanto quanto com o disco de estréia. Além disso, o álbum teve 3 canções no topo das paradas, fato esse que ela nunca mais coneguiria repetir. 

CIARA

A princesa do hip hop viu seu primeiro single e álbum, ambos intitulados de "Goodies", venderem incrivelmente bem e a transformarem em uma popstar. 

Porém, após o debut, Ciara nunca mais repetiu o sucesso. Seu segundo álbum ("Ciara: The Evolution) até fez um sucesso moderado, mas o terceiro e quarto cd's ("Fantasy Ride" e "Basic Instinct") foram flop total. 

Eu não acredito que ela consiga retornar as paradas; Acho que o que era pra dar, já deu. 


ALANIS MORISSETTE

    

A cantora canadense Alanis Morissette lançou dois álbuns no início da década de 90 ("Alanis" e "Now is the time"), em um estilo totalmente diferente do qual a conhecemos hoje: Era um eletro pop, ao estilo Kylie Minogue. 

Então, em 1995, ela lança o que podemos chamar de seu primeiro álbum: "Jagged Little Pill". Primeiro álbum porque, foi a partir daí que Alanis se transformou em Alanis; É desde aí que sua carreira é conhecida internacionalmente. O álbum a transformou em uma das maiores estrelas da música, tendo vendido impressionantes trinta milhões de cópias ao redor do planeta.

Alanis Morissette nunca conseguiu repetir o sucesso de "Jagged Little Pill", apesar de manter o mesmo estilo do álbum até hoje. Seus álbuns seguintes foram vendendo cada vez menos, e hoje passam praticamente despercebidos. 

CYNDI LAUPER


Cyndi Lauper se tornou febre mundial com o primeiro álbum, "She's so unusual",em 1983. Ela era a única rival de Madonna, tanto em popularidade quanto em vendas. Ganhou o primeiro e único Grammy da carreira, além de ser a primeira artista feminina a conseguir emplacar 5 hits na Billboard Hot 100. 

Após o sucesso estrondoso do primeiro álbum, Cyndi começou a dar a ré na carreira, apesar de fazer muito sucesso durante toda a década de 80. O fato é que as vendas do seu primeiro álbum foram insuperáveis para ela, além de nunca mais lançar um hit que repetisse o sucesso do primeiro, "Girls just wanna have fun". 

Hoje em dia, a loira permanece cantando e lotando shows, além de lançar álbuns com uma certa frequência, apesar destes não venderem a mesma quantia incrível dos anos 80. 

LADY GAGA



A maior popstar do momento, Lady Gaga, lançou o primeiro álbum "The Fame" em 2008. O álbum tornou-se um dos maiores sucessos da década passada, permanecendo durante dezenas de semanas no topo da lista dos mais vendidos, e causou um impacto pouco antes visto na cultura pop mundial. 

Esse ano, ela lançou "Born this way", o segundo álbum de estúdio. Está vendendo incrivelmente bem, números não é o problema. O problema é que segundo a crítica, o álbum não se compara ao primeiro, e é somente mais do mesmo. 

Agora, o segundo álbum "Born this way", teve vendas de mais de um milhão de cópias apenas na semana de estréia. Mas tenho certeza de que isso é influência do álbum de estréia, é como se fosse uma continuação do sucesso. Mas muitos fãs não se agradaram. E após isso? Será que o sucesso de "Born this way" vai manter o sucesso de Gaga tão quente? Tenho uma leve impressão de que não. 


NATALIE IMBRUGLIA


A australiana Natalie Imbruglia tornou-se um fenômeno com o álbum de estréia, "Left of the middle", no final dos anos 90. Seu primeiro single, "Torn", é uma das canções mais conhecidas do planeta, além do álbum emplacar diversos outros hits. 

Após o sucesso impressionante do álbum de estréia, a bela ficou louca de tanta fama, e saiu de cena por três anos. Eis que então ela retorna em 2001, com "White Lilies Island", seu segundo álbum. Apesar de aclamado pela crítica, o CD não repetiu o sucesso do anterior no quesito vendas, mas também não foi um fracasso comercial. 

Natalie sempre consegue um hit com cada álbum de estúdio lançado, mas nada se compara ao álbum e single de estréia. 


NORAH JONES


2002 foi o ano das baixinhas: Kylie Minogue conquistou o mundo com o álbum "Fever" e o mega hit "Can't get you out of my head", enquanto Norah Jones estabeleceu uma nova faceta a música clássica. Seu álbum de estréia, "Come away with me", foi um dos grandes sucessos de vendas da década passada, com vinte e três milhões de cópias comercializadas.

Após isso, Norah segue lançando álbuns e singles, que geralmente são bem sucedidos nas paradas; Entretanto, o grande público só a conhece devido ao sucesso do álbum de estréia, isso ninguém pode negar.



Obrigado por lerem, quereeeeeeeeeedos... E desculpem pelo atraso na postagem, é que ontem eu estava "indisponível"... Beijossssssssssssssssssssssssssss!  

Um comentário:

  1. Pois é. E isso vale pra muitas coisinhas fabricadas no universo masculino também. Justin Bieber e Luan Santana são bons exemplos. Sucesso no primeiro, flop no segundo.

    ResponderExcluir