Pesquisar este blog

domingo, 8 de janeiro de 2012

Cantores e Artistas

Parece inacreditável, mas pela primeira vez em séculos uma música brasileira ganha destaque internacional. O cantor Michel Teló inesperadamente conquistou posições invejáveis em charts europeus, com uma canção que eu duvido que ele mesmo considere boa. Na verdade, acho que "Ai se eu te pego" é uma canção um tanto quanto razoável se comparada ao atual cenário musical brasileiro. Tem ritmo contagioso, melodia grudenta, e até coreografia viciante, á lá Beyoncé. É óbvio que se enquadrada nos padrões mundiais, a música é uma buceta.  Mas quem se importa? O barato agora é que POSSIVELMENTE o nosso país de merda terá um astro internacional, musicalmente falando né, porque quando se trata de futebol, nosso país é campeão de astros internacionais (também é um dos campeões de pobres miseráveis que acharam que seria futebolistas de sucesso). E eu, apesar de tudo, torço para que o Michel consiga se enfiar em algum mercado fonográfico estrangeiro. Torço mesmo... Ele até que parece ser um cara legal. 


Agora vamos e convenhamos, não existe nada pior do que música brasileira. Aliás, não só a porra da música: Os artistas também. Eu não aguento mais ouvir músicas sertanejas, pagode, ou no pior dos casos FUNK. E também não aguento mais ver aquele muleque podre e insuportável daquele Luan Santana, aquela bucetuda daquela Ivete Sangalo, aquele lixo de Restart, aquela desgraça de Paula Fernandes... Ai ai, eu poderia ofender todos os artistas brasileiros (exceto a Rita Lee, amo ela!). Mas sé evidente que eu nem os conheço, portanto minha concepção é apenas de suas vidas artísticas. Eu reafirmo: Não há nenhum artista bom ATUALMENTE nesse país. Mas acho que até já houve tempo em que artistas de verdade brilhavam, como a Rita Lee, Ney Matogrosso, Mamonas Assassinas, Cássia Eller... Hoje em dia, não existem mais artistas aqui, apenas cantores. E é aí que se baseia a minha... "Tese". Vamos lá:


Para mim, cantor é um sujeito que canta, e nada mais. Artista - na parte musical - canta, dança, encena, bate cabelo, é extravagante, excêntrico, abusa nos figurinos... Entre outras coisas. Só para vocês entenderem do que eu falo, selecionemos uma cantora de sucesso atual no Brasil: Paula Fernandes, a sensação do momento. Tudo bem, eu admito que ela tem uma puta voz e canções bonitinha, o que faz dela uma cantora. Mas o que faz dela uma artista? Ela sobe no palco e não faz nada demais, fica lá sentada cantarolando, ou então dançando porcamente sem nenhuma coreografia, em uma performance que até eu superaria com facilidade. E quanto ao figurino dela... Bem, ela sempre está bem vestida, na minha opinião. Mas bem vestida para ir á uma festa, para dar uma volta no shopping, pra ir á um restaurante chique. Não há nada de especial no seu figurino, nada de marcante ou impressionante, nada que uma popstar americana usaria em um show. E é aí que tá... O Luan Santana, ou Michel Teló, ou qualquer outro puto do sertanejo universitário: O figurino que eles usam em seus shows é o mesmo que eu uso para ir trabalhar: Calça jeans, tênis, camiseta e camisa social por cima. Por que nenhum deles se inspira no Elton John e usa um terno cor de rosa com brilhantes em um de seus shows? Por que não são artistas, são apenas cantores. 


Eu sinceramente não acho que para fazer sucesso seja necessário se vestir como a Lady Gaga ou a Björk, mas acho que para ser um artista o cara precisa ser um entertainer, mostrar personalidade forte, BOTAR PRA QUEBRAR! Chega de menininhos bonitinhos e mocinhas miando no microfone, já deu pra vocês. Quando é que vai surgir alguma cantora de sertanejo universitário que só se apresenta de lingerie? Ou algum cantor de funk gay? QUANDO É QUE VAI SURGIR UM OZZY BRASILEIRO, porra? Aqui nesse país ninguém vale o que come, somos todos um verdadeiro lixo humano, mas nossos artistas de maior sucesso são todos praticamente crentes! E só pra constar, não venham me falar de Gaiola das Popozudas, Parangolé, etc etc. Pra mim eles não são artistas, são profissionais do sexo que cantam. Quando falo que precisamos de uma cantora que se apresente vestindo apenas lingerie, tenho em mente grandes artistas internacionais, como Kylie Minogue, uma das minhas cantoras preferidas: Ela normalmente usa pouquíssima roupa, mas nunca foi considerada vulgar. 




É disso que precisamos!




Ou, quem sabe, isso!

É tudo uma questão de comportamento. Os brasileiros não sabem se comportar como astros, todos os cantores são pessoas normais. E isso pode até ser o correto, mas cá entre nós, os artistas mais amados do mundo são todos loucos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário