Lançado em 2005, "Terra Fria" (North Country) é um drama dirigido por Niki Caro, a mesma que dirigiu "Encantadora de Baleias" (ok, eu nunca assisti!). O filme conta a história de Josey Aimes (Charlize Theron, minha atris preferida), uma mulher solteira mãe de dois filhos, que mora em uma sociedade muito conservadora e machista. Por falta de opção, acaba indo trabalhar de mineira, profissão considerada por sua sociedade como masculina. E é aí que começa a sua luta.
Josey e suas colegas sofrem humilhação no local de trabalho. Seus banheiros e vestuários são alvos de pichações obscenas, elas sofrem assédio sexual, entre outras coisas, e não podem abrir a boca, porque são mulheres. E ela não desiste, porque é muito bem remunerada e está, pela primeira vez, conseguindo sustentar seus filhos. Mas, logo ela é forçada a pedir demissão, e resolve procurar seus direitos. Então, depois de muita luta, ela acaba sendo reconhecida e torna-se a principal figura por trás da igualdade dos direitos das mulheres no trabalho. Um filme, sem dúvidas, marcante.
Vejam agora, meu comentário:
Quando eu soube que a protagonista de Terra Fria era a Charlize Theron, fiquei louco para assistí-lo. Ela é minha atriz preferida... Pra mim, se tem Charlize no elenco, o filme tem 99% de chances de ser bom. Assistam Monster e vocês vão entender. Agora, vou falar do filme em si:
Quando li a sinopse do filme na wikipédia, esperava que seria algo tão grandioso quanto foi Monster. Mas, na verdade, Terra Fria não tem o mesmo peso e não chega a ser tão marcante quanto este. Mas não deixa de ser um ótimo filme: O tema principal, o assédio a mulheres no local de trabalho, é bastante interessante e diferente do que estamos acostumados a ver. O ritmo não chega a ser alucinante, mas também não é parado. Com certeza, quem assistir vai gostar.
Charlize Theron mais uma vez dá um show de atuação, que chegou a ser indicada ao Oscar de mehor atriz. Ela sabe como dar vida a um personagem... Em Terra Fria, ela chega a lembrar um pouco a Aileen Wuornos (Olha o Monster de novo), devido a personagem ser meio machona, ter sido estuprada na adolescência, e sofrer preconceito por parte de toda a sociedade aonde vive. Comparações a parte, a atuação de Charlize é única. Além disso, o resto do elenco também não deixa a desejar, principalmente a Frances McDormand, intérprete de Glory.
![]() |
Mina atriz preferida... LINDA! Quereeeeeeeeeeeeedos, se tiverem a oportunidade, assistam este filme! Vocês não irão se arrepender! Bjos!!!!!!!!!!!!!!! |
Hoje em dia, um grande avanço na sociedade moderna é que as mulheres estão conquistando cada vez mais seu espaço num mundo globalizado onde há alguns anos atrás, apenas era impetrado pelo sexo masculino no âmbito da área pessoal e profissional. Hoje, vemos mulheres policiais, motoristas, garis, juízas, executivas, religiosas, enfim... espaços antes ocupados pelos homens.
ResponderExcluirEsse filme, por exemplo, conta a história de uma guerreira!